sábado, 30 de agosto de 2008

Furacão Gustav ganha força e se aproxima de Cuba


O furacão "Gustav" chegará nas próximas horas deste sábado (30) ao oeste de Cuba com categoria três na escala de intensidade Saffir-Simpson (que vai até cinco) e ventos máximos de 185 km/h, informou o Instituto de Meteorologia de Cuba.

Às 6h de deste sábado (7h de Brasília), o centro de Gustav estava em 20,3 graus de latitude norte e 81,4 de longitude oeste, cerca de 190 km ao sudeste de Isla de la Juventud, situada em frente ao litoral sudoeste de Cuba.

Autoridades cubanas decretaram estado de "alerta" em sua capital. Especialistas prevêem que Gustav passe pelo Golfo do México e chegue à Louisiana na terça-feira com a mesma força que o brutal furacão Katrina, há três anos. Eles ainda dizem que Gustav pode chegar a categoria 4 antes mesmo de chegar à costa de Cuba.

Um aviso de ciclone do instituto adverte que "a zona de perigo iminente" fica entre a cidade de Havana, de 2,2 milhões de habitantes, e a província situada no extremo oeste de Cuba, Pinar del Río, em frente à península mexicana de Iucatã, incluindo a Isla de la Juventud.

0 comentários: