sábado, 30 de agosto de 2008

Lula diz que ao final do governo vai registrar obras em cartório


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (29) em Santo André que vai registrar em cartório as obras de seu governo.

"Quando eu deixar o meu mandato, cada ministro meu vai ter que ir num cartório no dia 30 de dezembro e nós vamos registrar cada coisa que cada ministro fez"disse Lula.

O presidente apresentou-se novamente como uma exceção. "Eu sou um corpo estranho na República brasileira. Não estava previsto, pelo menos até outro dia nos livros de sociologia, que um torneiro mecânico de São Bernardo pudesse chegar à Presidência."

O presidente voltou a dizer que usará os recursos da extração de petróleo na camada pré-sal em educação e para diminuir a pobreza no país. "A gente está bem situado. O Brasil não vai exportar óleo cru. Só refinado. Parte do dinheiro do pré-sal vamos usar para resolver a dívida educacional e a pobreza crônica desse país de tantos e tantos séculos. Agora temos como organizar a casa e ela está arrumada. "

Lula inaugurou um dos prédios do campus da Universidade Federal do ABC, em Santo André. O campus ficará totalmente pronto apenas em 2009.

Participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, e os prefeitos petistas de Santo André, João Avamileno, de Diadema, José de Filippi e de Guarulhos, Elói Pietá. Nenhum deles é candidato à reeleição. Lula lembrou a presença, na platéia, do ex-deputado federal Professor Luizinho, candidato a vereador em Santo André.

Em seu discurso, Lula criticou os jornalistas que, segundo ele, disseram que ele inauguraria uma obra inacabada. O presidente afirmou que pretende voltar ao campus em 27 de outubro de 2009, sua data de aniversário, para vê-lo completamente pronto.

Lula disse que ouviu do reitor da UFABC que não falta dinheiro em caixa para as obras. "Enquanto alguns tratavam a educação como gasto e não faziam, eu trato como investimento e esse é o retorno mais rápido que a gente tem nesse país."

O presidente disse que a "a maior inquietação" dos preconceituosos é o fato de ele não ter um diploma universitário. "Eu quero criar para a juventude brasileira e para os meus filhos as oportunidades que não tive".

Lula desafiou os seus sucessores a investir no ensino superior e a dizer que podem fazer mais do que as dez universidades que ele disse ter construído no país. "E Deus queira que todos tenham seu ego ferido e digam: 'eu não posso perder do Lula. Eu tenho que fazer no mínimo 15 (universidades). Aí, nós vamos nacionalizar as oportunidades para que todas as pessoas, da mais rica à mais pobre cidade, tenham direito de ter como estudar em um curso universitário".

Negociação

Lula dedicou parte do tempo a discutir as reivindicações dos estudantes por alimentação, moradia e segurança. Ele pediu ao prefeito João Avamileno que interceda junto ao governador José Serra (PSDB) para que seja aumentada a segurança no entorno da universidade. "Precisa falar com o governador para mandar polícia para tomar conta disso", afirmou.

Lula disse que o bandejão reivindicado pelos estudantes seria providenciado, com comida de qualidade, sem salitre. Com relação à moradia, afirmou que alguns alunos da UFABC já têm auxílio. Ele afirma que o excesso de demanda por casas de aluguel em Santo André "é uma "novidade boa." De acordo com ele, quando esse movimento se assentar, será possível ver o que fazer.

Vestindo uma camiseta verde com a inscrição UFABC sob o paletó do terno, Lula visitou os laboratórios de Química e de Computação e conversou com os alunos.

O estudante de Biologia Allen Fernandes, de 28 anos, contou que na conversa com o presidente Lula e com o ministro da Educação, Fernando Haddad, relatou aos dois a preocupação de que a universidade possa vir a cobrar por produtos ou serviços no futuro.

De acordo com o aluno essa possibilidade existe porque a lei que criou a UFABC afirma que a entidade é pública, de caráter privado. De acordo com o aluno, Lula e Haddad prometeram propor alteração na lei que criou a universidade.

O edifício inaugurado tem capacidade para atender 3,2 mil alunos, 24 laboratórios, auditório, oficina e central multiuso.

De acordo com o Ministério da Educação, a infra-estrutura já começou a ser utilizada pelos alunos, que estudavam em instalações adaptadas desde o início do funcionamento do campus.

Até 2009 serão entregues o restaurante, anfiteatro, biblioteca, centro esportivo e laboratórios de pesquisa e informática. O campus de Santo André atende 2 mil alunos, distribuídos em 18 cursos.

A Universidade Federal do ABC também terá um campus em São Bernardo do Campo, com capacidade para atender 1,6 mil alunos. O início das obras está previsto para 2009, com término em 2010.

Cartório

Lula disse que a partir de seu governo, qualquer presidente que entrar vai receber de sua mão todos os documentos registrados em cartório. "Primeiro, para que cada ministro me conte absolutamente a verdade, porque niguém pode registrar uma mentira em cartório. Chega da grilagem de terra no país que é registrada sem o cara ser dono (da terra)."

Ainda de acordo com o presidente, a partir de Janeiro de 2011, quando outro estiver na presidência, seu sucessor vai dizer: 'não posso parar de cuidar da educação porque como pode um metalúrgico que não tem diploma universitário fazer dez universidades novas, mais uma latinoaericana, afrobrasileira e 88 extensões universitárias espalhadas pelo território nacional? No mínimo, por orgulho, vai dizer que tem de fazer mais."

0 comentários: